top of page

Como manter o fluxo quando a filtração exige uma pausa?

Indústrias como plantas químicas, siderúrgicas ou sistemas de resfriamento possuem um objetivo em comum: cada minuto de produção é valioso e seu fluxo não pode parar. No entanto, essas indústrias dependem de um processo de filtração robusto para proteger seus equipamentos.


Com isso, temos um dilema: a filtração tradicional é um processo de saturação de um meio físico que, inevitavelmente, exige uma parada para manutenção. Então como podemos conciliar a necessidade de um fluxo ininterrupto com um componente que precisa ser interrompido?


Diante disso, algumas escolhas normalmente são feitas:


A primeira é realizar paradas programadas na linha de produção apenas para a limpeza de um filtro e/ou troca de um elemento filtrante, gerando uma perda direta de produtividade e uma redução na eficiência global dos equipamentos.


A segunda possui um risco ainda maior, que é o adiamento da manutenção, levando o filtro saturado ao seu limite. Isso gera um grande aumento da pressão diferencial, forçando as bombas a consumirem ainda mais energia e elevando o risco de rompimento do elemento filtrante. Um rompimento dessa proporção liberaria uma carga de contaminantes que pode causar danos irreversíveis em equipamentos como trocadores de calor e bicos de pulverização.


No entanto, a engenharia moderna provou que nenhuma das duas escolhas precisam necessariamente ser feitas, especialmente quando estamos lidando com a remoção de sólidos mais densos que o líquido. A LAFFI Filtration possui expertise em aplicação de tecnologias que eliminam a própria necessidade de utilização de um meio filtrante.


Esse é o caso do nosso Filtro Separador Centrífugo, um produto sem partes móveis e sem elemento filtrante para limpeza ou troca. Operando de forma contínua, com um diferencial de pressão baixo e constante, ele utiliza as leis da física ao seu favor.


O fluído, ao entrar em alta velocidade, cria um vórtice que gera uma força centrífuga. Essa força arremessa as partículas mais pesadas (como areia, cavacos e outros sólidos) para a parede interna do filtro, onde elas perdem a velocidade e, por meio da decantação, caem em uma câmara de purga. Já o fluido limpo sobe pelo centro do vórtice, saindo pelo bocal superior.


Ao aplicar o Filtro Separador Centrífugo em sua linha de produção, o dilema de lidar com paradas para manutenção é eliminado. Resolvemos esse problema implementando um sistema simples e robusto, que não exige paradas para manutenção.


A proteção de equipamentos como torres de resfriamento e trocadores de calor passa a ser um processo contínuo e autossuficiente. O sistema opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, exigindo apenas a purga periódica dos sólidos coletados, uma tarefa simples que também pode ser totalmente automatizada, eliminando a necessidade de intervenção manual.


Dessa forma, os custos com mão de obra e com a compra de elementos filtrantes são drasticamente reduzidos, fazendo que a operação atinja seu verdadeiro potencial de produtividade e lucratividade.


Descubra como a separação centrífuga pode reduzir drasticamente sua manutenção e garantir um fluxo realmente contínuo. Fale com nossos especialistas: https://www.laffi.com.br/fale-conosco


 
 
 

Comments


bottom of page