top of page

Prevenindo a Contaminação Biológica em Membranas de Osmose Reversa

Foto: LAFFI Filtration - DBD Filtros
Foto: LAFFI Filtration - DBD Filtros

Um sistema de Osmose Reversa (OR) é um investimento de alta tecnologia projetado para produzir a água da mais alta qualidade. No entanto, esses sistemas podem sofrer uma perda de performance gradual e misteriosa, exigindo limpezas químicas cada vez mais frequentes. Muitas vezes, a causa não é uma sujeira comum, e sim um inimigo biológico e resiliente: o biofilme.


O que é biofilme e por que ele é tão destrutivo?


O biofilme é uma colônia estruturada de microrganismos, como bactérias e fungos, que adere na superfície da membrana e forma uma película protetora e gelatinosa que protege os microrganismos contra agentes externos e é extremamente destrutiva.


A película bloqueia fisicamente os poros da membrana, exigindo uma pressão maior que o especificado para que a mesma quantidade de água seja produzida, resultando em um aumento no gasto de energia.


Além da energia, a qualidade da água também pode ser afetada. O biofilme pode alterar a propriedade química da água e, em casos mais graves, causar a passagem de sais ou outros contaminantes para o lado do permeado.


O biofilme também pode causar a degradação da própria membrana, um dano permanente que exigirá a substituição desse ativo de altíssimo custo.


Como diagnosticar esse problema?


O crescimento de biofilme pode se manifestar através de:


  • Aumento gradual do diferencial de pressão através dos vasos de pressão;

  • Redução da vazão de água produzida, mas mantendo a mesma pressão;

  • Aumento da passagem de sais, resultando em um produto final com menor qualidade;

  • Necessidade de limpezas químicas (CIP) cada vez mais frequentes.


É importante ressaltar que o operador da estação de tratamento deve monitorar esses dados através de indicadores de performance claros.


A prevenção antes da correção


Uma vez que um biofilme se estabelece na membrana, ele é extremamente difícil de remover. A solução para esse problema não está na limpeza, e sim na sua prevenção. A LAFFI Filtration desenvolveu um pré-tratamento robusto que elimina as condições de crescimento do biofilme. Esse pré-tratamento é composto por duas partes:


A primeira defesa é realizada através de um Sistema de Ultrafiltração (UF) instalado antes da Osmose Reversa. Ele atuará como uma barreira física, retendo bactérias, vírus e matéria orgânica que serviriam como nutriente para o biofilme.


A segunda camada de proteção acontece por meio de um Sistema de Desinfecção por Luz Ultravioleta. Após o Sistema UF, a água passa por uma lâmpada ultravioleta que inativa qualquer microrganismo remanescente, impedindo a reprodução do biofilme na superfície da membrana de Osmose Reversa.


Performance e Vida Útil Contínua


Implementar um pré-tratamento adequado garante total previsibilidade e confiabilidade do seu sistema de Osmose Reversa. A vida útil das membranas aumenta, a frequência de paradas para limpeza é reduzida e o consumo de energia se mantém estável. É a solução de filtração que protege seu investimento e garante a qualidade da sua água, dia após dia.



O seu sistema de Osmose Reversa está exigindo limpezas cada vez mais frequentes?


Fale com nossa equipe de especialistas e garanta a segurança e performance do seu investimento a longo prazo: https://laffi.com.br/fale-conosco



 
 
 

Comentários


bottom of page