Filtros industriais: conheça os tipos


Investir em filtros industriais é essencial para diversos segmentos, tanto para garantir a eficiência de determinadas linhas de produção quanto (e principalmente!) promover a máxima eficiência e segurança nesses meios.

Por isso, a seguir, separamos alguns dos principais modelos desses produtos e, ao fim do artigo, recomendamos a melhor empresa para se realizar esse investimento. Confira!


Quais os principais modelos de filtros industriais?


Existem sete modelos principais de filtros industriais no mercado, cada um com uma aplicabilidade distinta. São eles:

  • Filtro autolimpante

O filtro autolimpante promove a remoção de substâncias através de um único elemento, retendo partículas indesejadas e fazendo com que elas permaneçam dentro desse equipamento. Em seguida, um mecanismo interno é acionado e remove essas impurezas, ação que faz com que esses produtos recebam esse nome.

Em geral, devido à sua praticidade, esses itens são utilizados em ambientes industriais e usinas hidroelétricas.

  • Filtro bolsa

O filtro bolsa é uma das alternativas mais econômicas do mercado, realizando a retirada de impurezas através de três componentes principais, sendo eles a bolsa, o cesto de suporte o vaso de pressão.

Podem ser confeccionados em medidas variadas, se adaptando às exigências de cada produto em que serão inseridos.

  • Filtro cartucho

Os filtros cartucho, por outro lado, removem as impurezas de líquidos (e, em alguns modelos, do ar) e depositam esses materiais em um compartimento que, por sua vez, pode ser removido.

Esses modelos são muito conhecidos por seu alto desempenho, característica que agrada diversos segmentos e faz com que este seja um dos principais filtros industriais do mercado.

  • Filtro cesto

Os filtros de cesto servem para remover partículas sólidas em gases e líquidos variados, executando essa tarefa a partir, justamente, de um cesto metálico, peça que permite que sua eficiência seja ampliada em relação a outras alternativas voltadas para a execução dessa mesma atividade.

  • Filtro magnético

O filtro magnético, como o nome sugere, utiliza as condições físicas da atração e da repulsão para realizar a remoção de impurezas de determinados produtos. Dessa forma, são exclusivamente destinados à descontaminação ferrosa, fator que faz com que esses produtos sejam mais difíceis de serem encontrados em algumas rotinas.

  • Filtro oil & gas

O filtro oil & gas é um dos principais filtros industriais presentes na categoria de itens especiais, servindo, como o próprio nome indica, para remover líquidos aerossóis de correntes gasosas, função que executa extremamente bem devido ao seu funcionamento interno.

  • Filtro separador centrífugo

Por fim, o filtro separador centrífugo é um dos principais produtos a utilizar uma técnica mecânica de retirada de impurezas. Em suma, funciona através da combinação entre força centrífuga, claro, e impactos com baixo fluxo horizontal em relação às suas áreas de colisão.




Onde comprar um filtro industrial?


Considerando a importância desses itens, é fundamental investir em companhias especializadas nesse tema, como a Laffi Filtration. Há mais de três décadas atuando nesse segmento, a companhia se especializou em fornecer os melhores produtos voltados para essa e outras áreas similares, garantindo o progresso do mercado nacional.

Por isso, se estiver em busca de filtros industriais, entre em contato com a Laffi Filtration e solicite um orçamento.





2 visualizações0 comentário