top of page

Conjunto Separador Centrífugo para remoção de areia SRA-60 para Plataforma PCH-2

Atualizado: 19 de abr. de 2021

Identificação do sistema:

Conjunto Separador Centrífugo para remoção de areia SRA-60, instalado na plataforma de Petróleo PCH-2


Problema:

Redução do tempo de residência dos separadores de produção. Parada de produção total ou parcial para remoção de areia acumulada. Abrasão dos internos de válvulas, acessórios, bombas e instrumentos. Risco de vazamento de óleo por desgaste prematuro de componentes.



Conjunto Separador Centrífugo SRA-60
Conjunto Separador Centrífugo SRA-60


Sólidos envolvidos:

Areia


Solução:

Instalação do Conjunto Separador Centrífugo para remoção de Areia - SRA - 60, constituído de um Filtro Separador Centrífugo, dois Vasos Coletores de Areia, uma bomba de cavidade progressiva totalmente instrumentada, permitindo a remoção contínua da areia produzida sem a necessidade de parar a produção.



Lay-out do sistema instalado
Lay-out do sistema instalado

No retorno do óleo limpo para o separador foi utilizada a linha de distribuição (espinha de peixe), já existente, e adicionados “Bicos Edutores” permitindo uma varredura uniforme e sem turbulência do leito do separador.




O coletor de sólidos acumulam a areia separada, praticamente isenta de líquido, em 44 bags, permitindo uma remoção rápida e limpa sem parar o sistema que continua removendo a areia e acumulando no próprio corpo do separador. A campanha do coletor para esta aplicação é de 10 dias.


Os Resultados:

Ocupando o mínimo de espaço físico, o SRA-60 está equipado com medidor de vazão para o monitoramento e ajuste de eficiência máxima. Seu sistema de ação contínua de remoção de areia permitirá a Plataforma PCH-2 eliminar por completo as paradas de produção para remoção manual de areia dos separadores de produção.



Detalhe do Conjunto Separador Centrífugo
Detalhe do Conjunto Separador Centrífugo

Outras instalações de CONJUNTOS SEPARADORES CENTRÍFUGOS com aplicações similares:

Plataforma de petróleo P-25.



bottom of page