Identificação do sistema:
Conjunto Separador Centrífugo para remoção de areia SRA-60, instalado na plataforma de Petróleo PCH-2
Problema:
Redução do tempo de residência dos separadores de produção. Parada de produção total ou parcial para remoção de areia acumulada. Abrasão dos internos de válvulas, acessórios, bombas e instrumentos. Risco de vazamento de óleo por desgaste prematuro de componentes.
Sólidos envolvidos:
Areia
Solução:
Instalação do Conjunto Separador Centrífugo para remoção de Areia - SRA - 60, constituído de um Filtro Separador Centrífugo, dois Vasos Coletores de Areia, uma bomba de cavidade progressiva totalmente instrumentada, permitindo a remoção contínua da areia produzida sem a necessidade de parar a produção.
No retorno do óleo limpo para o separador foi utilizada a linha de distribuição (espinha de peixe), já existente, e adicionados “Bicos Edutores” permitindo uma varredura uniforme e sem turbulência do leito do separador.
O coletor de sólidos acumulam a areia separada, praticamente isenta de líquido, em 44 bags, permitindo uma remoção rápida e limpa sem parar o sistema que continua removendo a areia e acumulando no próprio corpo do separador. A campanha do coletor para esta aplicação é de 10 dias.
Os Resultados:
Ocupando o mínimo de espaço físico, o SRA-60 está equipado com medidor de vazão para o monitoramento e ajuste de eficiência máxima. Seu sistema de ação contínua de remoção de areia permitirá a Plataforma PCH-2 eliminar por completo as paradas de produção para remoção manual de areia dos separadores de produção.
Outras instalações de CONJUNTOS SEPARADORES CENTRÍFUGOS com aplicações similares:
Plataforma de petróleo P-25.
Comentarios