EMPRESA
PRODUTOS
APLICAÇÕES
SUSTENTABILIDADE
CONTATO
 

 

MEMBRANAS

Filtração via membranas especiais, ocorre principalmente de maneira tangencial, ou seja, o fluido líquido a ser tratado escoa paralelamente a superfície da membrana, com velocidade e pressão constantes, permitindo assim a passagem de parte do líquido (permeado) e retendo grande quantidade de partículas e sais.
Exemplos de filtração tangencial: Osmose Inversa, Nanofiltração, Ultrafiltração e Microfiltração.

Sistema de Ultrafiltração
Unidade de Ultrafiltração
Skid de MBR submersa

Osmose Inversa ou osmose reversa consiste em um processo de separação via membrana seletiva. A separação do soluto e do solvente ocorre quando se aplica uma pressão mecânica superior à pressão osmótica. Esta pressão é aplicada sobre o lado mais concentrado, promovendo assim a remoção de sólidos solúveis, produzindo água de alta pureza. Sistemas de Osmose inversa são empregados para dessalinizações de água, com ou sem intuito de torná-la potável.

Nanofiltração é uma alternativa para a Osmose Inversa e Ultrafiltração. Este processo é empregado para remoção de coloração, dessalinização, remoção de alguns tipos de íons monovalente, concentração de solutos orgânicos, exemplo Lactose e etc. O permeado da nanofiltração contém alguns tipos de íons bivalentes e soluções orgânicas de baixo peso molecular, tais como álcool, cetonas e etc.

 


Ultrafiltração, processo empregado para segregar e fracionar seletivamente sólidos suspensos e solúveis de alto peso molecular - moléculas com peso superior a 1000 Daltons. O permeado possui solutos orgânicos como açúcares e sais de baixo peso molecular. Atualmente a ultrafiltração é muito utilizada como pré-filtração de sistemas de Osmose Inversa tendo em vista a garantia de remoção de sólidos suspensos. Mais recetemente a Ultrafiltração foi introduzida no uso em sistemas de tratamento de efluente do tipo MBR. Ultrafiltração – tubular

Microfiltração, consiste em separação por membranas utilizando baixas pressão ou filtração convencional de partículas coloidais e em suspensão na faixa entre 0.05 – 5 micra. A Micro-filtração é utilizada para clarificação de caldos e recuperação de biomassa.